Como Conseguir um Emprego

Vagas de Empregos - Aprenda Como Conseguir um Emprego mais Rápido

Nós fizemos uma pesquisa de 1 ano de duração no Grupo Vagas de Empregos DF, com mais de 24 mil componentes, para descobrir: o que que os candidatos a uma vaga de emprego precisam (além do emprego claro) e quais são as suas maiores dificuldades para conseguir um emprego.

O resultado foi surpreendente! Descobrimos que: 

  • Grande maioria das pessoas não sabem exatamente do que elas precisam; 
  • Não tem orientação do que fazer para conseguir uma vaga de emprego;
  • Muitas vezes não sabem nem fazer um currículo... e também não sabem enviar o currículo por e-mail;
  • Os mais entendidos um pouco, não sabem o que precisam melhorar porque participam das entrevistas e não recebem feedback das empresas quando são dispensados.
Diante desses resultados, a melhor forma de ajudar é com: Orientações do que fazer passo a passo,com informações importantíssimas cedidas pelas empresas que contratam para os candidatos
Sem essas informações é provável que você nunca consiga uma Vaga de Emprego.

Então tome papel e caneta e anote:

Vagas de Empregos - Consiga um Emprego mais Rápido

Você Precisa Saber Como Funciona o Mercado de Trabalho.

O que é essencial saber sobre o mercado de trabalho é que existe uma relação de demanda entre vagas de emprego e trabalhadores.

Se a situação econômica do País não vai bem, as empresas oferecem salários menores, contratam pouco e Quanto menor o numero de vagas oferecidas pelas empresas, maior será o desemprego.

Para driblar essas variações do mercado é preciso de preparar (se qualificar) cada vez mais para concorrer as vagas. Em tempos de crise as empresas enxugam seu quadro de funcionários e só ficam "os melhores", ou os mais essenciais.

Como fala um grande empreendedor brasileiro, "Agora é hora de amolar o facão". Ele quer dizer que é hora de se qualificar, se tornar afiado(a) profissionalmente para concorrer as vagas cada vez mais disputadas.

Jovens que estão entrando no mercado de trabalho, é inteligente procurar atalhos como estágios e vagas de jovem aprendiz para acumular experiência profissional prática e no currículo, Aproveite para começar a criar seu Networking.

Obs. importante: Seja pontual, Tenha dedicação, e aceite fazer prontamente outras atividades que seu líder pedir.

Você Precisa de Networking - Rede de Relacionamentos Profissionais.

A palavra em inglês "net", que significa "rede" e "working", que é "trabalhando". No mercado de trabalho, diz respeito as pessoas que conhecemos nas relações comerciais e profissionais. Essa rede pode se estender também para pessoas de outras empresas como fornecedores e parceiros.

Essas pessoas te ensinam novas experiências, podem te ajudar a arrumar um novo emprego no futuro, ou mudar de emprego, por isso é muitíssimo importante manter o convívio pacífico e profissional com os colegas de trabalho, supervisores, gerentes e etc.

Dica: Faça na prática! Monte uma lista de contatos hoje mesmos se você já não tem uma.

Aqui, 4 Razões para você Criar sua rede de contatos Hoje!

  1. Aprender novas experiências.
  2. Por melhor que alguém seja, não conseguirá fazer tudo sozinho.
  3. A força do grupo completa os pontos fracos de cada indivíduo.
  4. Satisfação pessoal em ajudar. Que um dia a ajuda será retribuída.

Você Precisa Fazer Marketing Pessoal - A Arte de se Vender

Calma, não é nada disso que você pode estar pensando! Marketing pessoal é um conjunto de estratégias usadas para atrair maior valor a sua imagem pessoal. 

Em outras palavras, transmitir/vender uma imagem bastante positiva de si aumentando as possibilidades de concorrer as vagas.

Não significa se autopromover, nem publicidade de si mesmo. 

O Marketing Pessoal Significa:

  • Manter sua imagem Apresentável - Vista-se bem! Suas roupas não precisam ser caras de marca, mas precisam ser limpas, passadas, ajustadas as suas medidas e de cores mais neutras. 
  • Lidere quando tiver Oportunidade - Pessoas capazes de Liderar outras pessoas são bem vistas profissionalmente. Talvez seja a capacidade mais bem vista e admirada por outras pessoas. Não há necessidade de ser um gerente, supervisor para liderar, liderar é conduzir as pessoas a um objetivo comum. Ajudando-as a superar as suas dificuldades para alcançar o objetivo traçado.
  • Resolver Problemas - A Capacidade de resolver problemas também é muito admirada. Na verdade o nosso valor profissional é medido pela quantidade de problemas que conseguimos resolver.
  • Ter Proatividade - Ser proativo(a) é mostrar para as pessoas que você está a frente de qualquer situação negativa que aparecer. É se antecipar e estar preparado(a) e pensar o tempo todo em soluções e formas de melhorar os processos. Seja referência de solução.
  • Seja Visto(a) - Porque quem não é visto não é lembrado. Apareça no lugares, vá a palestras, happy, hours, almoce com as pessoas com o mesmo objetivo que você, publique conquistas. Mas faça com responsabilidade! Não passe a imagem de arrogante e isibido(a).

Você Precisa Saber Fazer e Enviar Seu Currículo por E-mail

Currículo no mercado de trabalho significa: "trajetória de vida acadêmica e profissional", em termos de emprego é um histórico da vida profissional do indivíduo e serve como cartão de apresentação.

No mercado de trabalho o primeiro contato do trabalhador com a empresa é através do currículo. 


A empresa divulga a vaga de emprego e o trabalhador se candidata enviando o currículo, nesse momento a empresa analisa se o currículo daquele candidato(a) atende os requisitos para ocupar a vaga divulgada. 


Nesse momento acontece 2 coisas que você precisa saber:

  1. Se o candidato(a) atender a empresa entra em contato para analisar outros fatores em um entrevista pessoal; 
  2. Se não atender a empresa não entra em contato. Aqui existe um Vácuo porque não há um prazo determinado para a empresa contatar o candidato(a). Particularmente, Aconselho a partir para próxima.
*Portanto: Enviar o currículo para uma vaga de emprego não é sinal de emprego garantido! Se seu currículo for selecionado, será apenas o inicio do processo de recrutamento e seleção.

Para ter o currículo selecionado para uma vaga de emprego é necessário ter experiências e formações acadêmicas relacionadas com as exigências da vaga ofertada. Se não tiver relacionado... é perca de tempo.


Além disso, é importante fazer um modelo de currículo bem objetivo. 

Não existe um modelo ideal de currículo. 

Basicamente coloca-se as suas informações mais relevantes para aquela empresa que você vai enviar o currículo. Nada de colocar experiências que não tem a ver com o cargo pretendido.

Como Fazer um Bom Currículo

Mas, o que deve conter um bom currículo?
Segundo as melhores consultorias de RH do Brasil, um bom currículo deve ter 1 ou 2 folhas no máximo, com os itens a seguir:

1 - Cabeçalho

·                   Nome do candidato em destaque
·                   Endereço e contatos
·                   Idade, estado civil, nacionalidade, numero de filhos, etc (a escolha das informações a serem incluídas varia de acordo com o candidato e a empresa)

2 - Experiências profissionais  com Resultados Obtidos
(Esse é o coração do seu currículo Capriche! Aqui está o segredo)

·                   Logo após coloque logo as suas experiências profissionais com Uma breve descrição da atividade desenvolvida e dos resultados obtidos das realizações/conquistas. A partir das atividades descritas e dos resultados obtidos, você estará diferenciando-se de outros profissionais.

3 - Formação
·                   Dados sobre a escolaridade superior, cursos de especialização, pós-graduação, especiais, técnicos etc. (Também aqui a escolha das informações a serem incluídas varia de acordo com o candidato).

4 - Outras informações
·                   Conhecimentos de línguas, de computadores, viagens, características especiais etc.

Tenha em mente que a empresa necessita de alguém responsável, que alcance as metas propostas e que esteja disponível para o que der e vier. O empresário precisa sentir segurança no funcionário. Assim ele tende a ganhar a vaga e permanecer no emprego.

Depois de feito, o próximo passo é enviar o currículo por e-mail.

Como Enviar o Currículo por E-mail

Certo dia recebi uma mensagem no Whatsapp com essa dúvida:

"Oi boa tarde 

Eu participo do seu grupo de empregos

E eu queria que vc me falasse como eu faço para enviar um currículo por email por favor"



Depois de fazer a pesquisa no grupo descobri que muita gente não sabia fazer isso, por mais que pareça simples. Então prontamente respondi:

Oi, vou tentar te explicar.
  1. Primeiro você precisa ter um currículo feito no computador. Você tem?
  2. Você precisa ter um e-mail. Você deve ter.
  3. Então você entra na sua conta de e-mail , clica para criar um novo e-mail,
  4. Aí você preenche o destinatário com o e-mail que estiver na vaga de emprego que você se interessou.
  5. Coloca o assunto com o nome da vaga que pede na vaga. Exemplo: 'vaga para secretaria'
  6. Clica em um clipezinho ou na palavra 'anexar' para colocar seu currículo no e-mail. Procure e selecione seu currículo no computador e então clique em enviar.
Então o seu currículo vai chegar para a empresa e eles vão analisar, se gostarem te ligam.

Entendeu?


Veja abaixo a resposta da pessoa:

Sim entendi 

Fiz aqui como vc falou deu certo 
Obrigado 
Nunca imaginei que fosse assim kkkkk

Se você também tem essa dúvida não se envergonhe, o que acontece é que você não teve acesso a esse aprendizado até esse momento, de agora em diante você já sabe! Basta ver o exemplo acima e replicar.

Como se Comportar na Entrevista de Emprego

Beleza! Você seguiu todas as dicas acima passo a passo e Foi chamado(a) para a entrevista, Maravilha! Está dando tudo certo! Agora vamos ao próximo passo:

A entrevista de emprego é muito importante e decisiva para conseguir o emprego. Em muitos casos é o filtro final, onde na maioria das vezes só um será escolhido(a) e onde muitos candidatos caem e não sabem porque caíram.

O entrevistador avalia várias coisas. No mínimo vão ser avaliadas:
  • Sua Segurança ao responder as perguntas, 
  • Sua simpatia, 
  • Se você tem realmente interesse no emprego ou se está só atrás do salário e dos benefícios, 
  • O seu modo de vestir (lembra do Marketing Pessoal que falamos lá em cima? Se não lembra volta lá e releia),
  • Se você tem realmente as experiências que descreveu no currículo,
  • As vezes uma palavra negativa dita sem pensar pode te custar o emprego. 
Então, Veja o que você não deve fazer em uma entrevista de emprego:

1° Mentir - Quem mente perde a credibilidade e nenhum empregador terá confiança de contratar uma pessoa que sabe que é mentirosa. Então você diz: "Mas eles não vão saber se eu estou mentindo não..." 

Vai por mim: Eles vão descobrir sim! mais cedo ou mais tarde eles descobrem. e quanto mais tarde pior! A sinceridade é mais valiosa do que uma mentira bem contada.

Ser Arrogante - Conte sobre as suas experiências profissionais, mas não conte vantagens.

Demonstre confiança e interesse na vaga que você está concorrendo. E digo mais: Demonstre que você precisa do emprego mais que os seus concorrentes, e depois continue demonstrando viu!

Pronto, eu te passei o básico que uma pessoa tem que saber se está procurando um emprego. Pode ser em qualquer área, o básico exigido é isso.

Se você não está conseguindo um emprego, leia, releia, aprenda e coloque em prática esses conhecimentos que foram colocados Aqui

Se você já tem todo esse conhecimento e pratica e mesmo assim não consegue um emprego, deixe seu nome e e-mail no formulário abaixo. Vamos conversar porque as vezes pode ser um detalhe simples que corrigindo vai aumentar drasticamente suas chances de conseguir um bom emprego.


Até logo!

Victor Oliveira
Vagas de Emprego DF
victorsantos.df@gmail.com
Como Conseguir um Emprego Como Conseguir um Emprego Reviewed by Victor on 14:03:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Vagas mais Recentes

Pesquise Vagas de Emprego Aqui